A arte de se cuidar

Quem sou eu? Do que sou capaz? Você já se fez estas perguntas? Se sim, então seja bem vindo ao nosso blog...aqui vamos trocar ideias de autoconceito, de amor próprio e encontrar formas de enfrentar o sofrimento cotidiano...fique à vontade!

A MISSÃO do NAC

A Missão do NAC é:
Desenvolver assessoria, reflexões, oficinas e projetos de cuidado e de formação que promova a integração de pessoas, empresas e comunidades no regaste da missão, dignidade e da cidadania, contribuindo para diminuição da exclusão.





nucleodeaprimoramentoecuidado@gmail.com





quinta-feira, 10 de junho de 2010

VOCÊ SABE O QUE É AUTOESTIMA?


De acordo com Brandem (1992), a auto-estima agrega dois componentes: o sentimento de competência pessoal e o sentimento de valor pessoal. Em outros termos, a auto-estima é a soma da autoconfiança com o auto-respeito.
Ter uma auto-estima elevada é sentir-se confiante e adequado em relação à vida, isto é, sentir-se competente e merecedor. Ter uma auto-estima baixa é sentir-se inadequado à vida, “errado como pessoa”. Ter uma auto-estima média é “flutuar entre sentir-se adequado ou inadequado, certo ou errado como pessoa e manifestar essa inconsistência no comportamento – às vezes agindo com sabedoria, às vezes como um tolo – reforçando, portanto, a incerteza.” (BRANDEM, 1992, p. 10). A auto-estima, seja qual for o nível, é uma experiência íntima; é o que eu penso e sinto sobre mim e não o que o outro sente e pensa a meu respeito.
Na verdade, os dramas de nossa vida estão relacionados às visões mais íntimas que temos de nós mesmos. Não é por acaso que a auto-estima tem que ver com o sucesso e com o fracasso. É também a chave para entendermos a nós mesmos e aos outros.

Quando crianças, nossa autoconfiança e nosso auto-respeito podem ser fortalecidos ou destruídos pelos adultos. No entanto, estamos longe de ser meros receptáculos da visão que outras pessoas têm sobre nós. De qualquer forma, independente de qual tenha sido nossa educação, quando adultos, podemos assumir o controle da situação.
A verdadeira auto-estima não se expressa pela arrogância ou mesmo pela auto-glorificação à custa dos demais. Não tem nada que ver com competição ou comparação. A superestima de nossas capacidades reflete uma auto-estima inadequada e não o excesso de auto-estima.
Neste sentido, desenvolver a auto-estima é perceber que somos capazes de viver e somos merecedores da felicidade e, por isso, capazes de enfrentar a vida com mais confiança, boa vontade e otimismo; elementos estes que nos ajudam a atingir nossas metas e a nos sentirmos plenos e realizados: “desenvolver nossa auto-estima é expandir nossa capacidade de ser feliz” (BRANDEM, 1992, p.11).
Pois, quanto maior a nossa auto-estima mais bem equipados estaremos para lidar com os problemas da vida; maior a probabilidade de sermos criativos em nosso trabalho e em nossas relações. Quanto maior a nossa auto-estima, maior a chance de mantermos relações saudáveis, afinal, o amor atrai o amor, a saúde atrai a saúde, e a vitalidade e a comunicabilidade atraem mais do que o vazio e o oportunismo.
Quanto maior nossa auto-estima, mais alegre estaremos com o fato de simplesmente ser, de viver em nossa própria pele.
A auto-estima positiva pode ser entendida tal qual uma conquista espiritual, ou melhor, como um ganho na evolução de nossa consciência.
Mas o que podemos fazer para acreditar e confiar em nós mesmos? Para nos sentirmos mais confiantes a respeito de quem somos? Como podemos romper o ciclo de comportamentos autodestrutivos gerados por uma auto-estima negativa?
Você já passou por alguma experiência desse tipo? Gostaria de compartilhar?
Abraços!

2 comentários:

  1. Varias vezes me sinto deslocada na vida, querendo mudar de emprego, de casa, de cidade, de país.....enfim....mudar de vida.
    Outras vezes me sinto com coragem de enfrentar a vida como ela se apresenta e me sinto capaz de faze-lo de maneira criativa e otimista.
    Me identifiquei com o nivel médio de auto estima, porém hj em dia estou numa fase desloca...:(.
    Quero mesmo me conhecer melhor e acho que esse blog pode me ajudar.
    Por favor continuem com mais e mais texto como esse.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Já li muitos textos sobre a auto-estima, mas o que vocês trazem é espetacular. Fez-me pensar em minhas atitudes e de pessoas com quem convivo e até entendê-las melhor.
    A mensagem é um bálsamo para subirmos alguns degraus em nossas vidas.
    Adorei o Blog.

    Abraços,

    Olga

    ResponderExcluir