A arte de se cuidar

Quem sou eu? Do que sou capaz? Você já se fez estas perguntas? Se sim, então seja bem vindo ao nosso blog...aqui vamos trocar ideias de autoconceito, de amor próprio e encontrar formas de enfrentar o sofrimento cotidiano...fique à vontade!

A MISSÃO do NAC

A Missão do NAC é:
Desenvolver assessoria, reflexões, oficinas e projetos de cuidado e de formação que promova a integração de pessoas, empresas e comunidades no regaste da missão, dignidade e da cidadania, contribuindo para diminuição da exclusão.





nucleodeaprimoramentoecuidado@gmail.com





segunda-feira, 20 de setembro de 2010


O NAC, Núcleo de AutoCuidado, tem como objetivo promover a qualidade de vida por meio do autocuidado. Nossa proposta envolve oficinas práticas realizadas em grupo. O trabalho tem como princípio resgatar a autoestima individual, fortalecer o grupo como rede de apoio e solidariedade, combater o isolamento, amenizar os sintomas do stress, resgatar valores culturais, incentivar e compreender a pluralidade e a diversidade, entre outros.
Temos como eixo norteador a valorização do ser humano de forma respeitosa dentro de sua história de vida e seu contexto, tanto em suas vitórias como em suas falhas; respeitando credos, culturas, etnias, diversidade sexual, etc. Nosso trabalho se volta muito mais para a compreensão do indivíduo enquanto ser social, biológico, psíquico do que para análises e diagnósticos. Não que isso não seja importante, pelo contrário, até incentivamos. No entanto, nosso trabalho segue por outro caminho.
Nós do NAC trabalhamos de forma interdisciplinar e integrada. Este trabalho pode ser resumido em três eixos fundamentais: técnicas corporais, como o Cuidando do Cuidador (bionergética), técnicas de relaxamento, dança circular; formas lúdicas, como dinâmicas de grupo integrativas; a Terapia Comunitária e Terapia de Família, cujos eixos teóricos principais são: teoria da comunicação, resiliência, pensamento sistêmico.
A formação multidisciplinar do grupo proporciona esta abertura. Nossas formações agregam: serviço social, psicologia, letras, terapia de família, técnicas de relaxamento, dinâmicas de grupo, especializações em psicologia organizacional e RH, terapia corporal, entre outras, e têm como eixo comum as formações em Terapia Comunitária e Cuidando do Cuidador.
Ao nosso fazer (prática), agregamos leituras de diferentes vertentes de obras que o grupo elege como parte da bibliografia de estudo. Acreditamos que todas as linhas de análise e demais áreas do saber (cultura, arte, comunicação, antropologia, etc), desde que respeitem o indivíduo e o considerem como parte integrante de seu meio, são válidas para o nosso aprendizado. A fim de compartilhar estes estudos, alguns dos textos lidos são comentados aqui no BLOG. Temos como intuito dialogar com os autores e com o público. Assim esperamos, com a ajuda de vocês, multiplicar a qualidade de vida, o autocuidado e o saber.
Estamos à disposição para quaisquer esclarecimentos!
Abraços da equipe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário