A arte de se cuidar

Quem sou eu? Do que sou capaz? Você já se fez estas perguntas? Se sim, então seja bem vindo ao nosso blog...aqui vamos trocar ideias de autoconceito, de amor próprio e encontrar formas de enfrentar o sofrimento cotidiano...fique à vontade!

A MISSÃO do NAC

A Missão do NAC é:
Desenvolver assessoria, reflexões, oficinas e projetos de cuidado e de formação que promova a integração de pessoas, empresas e comunidades no regaste da missão, dignidade e da cidadania, contribuindo para diminuição da exclusão.





nucleodeaprimoramentoecuidado@gmail.com





quarta-feira, 20 de outubro de 2010

A IMPORTÂNCIA DO AUTOCUIDADO NO AMBIENTE DE TRABALHO


Os acidentes do trabalho não estão relacionados apenas às possíveis lesões físicas do indivíduo no ambiente de trabalho, relacionam-se também aos sofrimentos emocionais ocorridos, muitas vezes, em função do estresse. Na verdade, para a medicina oriental, as dores físicas e emocionais normalmente estão atreladas.
Como doença profissional ou do trabalho, entendemos:
a) Doença profissional, assim entendida a produzida ou desencadeada pelo exercício do trabalho peculiar a determinada atividade, constante da relação de que trata o Anexo II do Decreto nº 2.172/97;
b) Doença do trabalho, assim entendida a adquirida ou desencadeada em função de condições especiais em que o trabalho é realizado e com ele se relacione diretamente, desde que constante da relação de que trata o Anexo II do Decreto nº 2.172/97.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) alerta que até 2020 a depressão passará da 4ª para a 2ª colocada entre as principais causas de incapacidade para o trabalho no mundo
No mundo, estimam-se que 121 milhões de pessoas sofram com a depressão - 17 milhões delas somente no Brasil; e, segundo dados da OMS, 75% dessas pessoas nunca receberam um tratamento adequado.
A depressão, no ambiente de trabalho, relaciona-se normalmente ao estresse. A tensão emocional e física, sentida com frequência, leva o organismo a um estado de estresse que, como a maioria das enfermidades, não ocorre de repente. O estresse se instala lentamente e quando nos damos conta é mais difícil de reverter o processo.
Os principais sintomas do estresse são: ansiedade, desânimo, angústia, desmotivação, insônia, depressão, tensão muscular, cansaço físico e mental, desinteresse pelas coisas da vida, mau-humor, baixa-estima, falta de vitalidade, irritação, desinteresse sexual, apetite exagerado ou falta de apetite, dificuldade de concentração, perda ou diminuição da memória. A causa do estresse está relacionada ao desequilíbrio ou desarmonia emocional e ou mental.
Caso esses estados mentais e emocionais não sejam regularizados ou amenizados, fazendo com que o organismo retorne ao seu equilíbrio, haverá uma somatização desses sintomas em problemas físicos, como: dores de cabeça, dores musculares, problemas de coluna, gastrite, úlcera, mau funcionamento do intestino, pressão alta ou baixa, baixa resistência imunológica, derrame cerebral, infarto do miocárdio, disfunções sexuais, entre outros.
Neste sentido, alertamos para a importância do autocuidado tanto para o tratamento como para a prevenção desses sintomas. O autocuidado pode ser alcançado de forma individual e / ou coletiva, e os métodos para a prevenção e superação do processo de estresse englobam:
· Autoconhecimento: identificar as fontes de estresse.
· Exercícios de relaxamento, respiração e consciência corporal.
· Meditação, visualizações.
· Atividades físicas: ginástica, esportes.
· Atividades artísticas: artes plásticas, música, dança, teatro.
· Hobbes, lazer.
· Orientação nutricional.
· Terapias em geral.
· Integração filosófica, espiritual ou religiosa.
Fique atento (a) tanto aos seus sintomas, necessidades físicas e emocionais quanto das pessoas que o (a) rodeiam, pois a qualidade de vida não é um luxo, mas uma questão de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário