A arte de se cuidar

Quem sou eu? Do que sou capaz? Você já se fez estas perguntas? Se sim, então seja bem vindo ao nosso blog...aqui vamos trocar ideias de autoconceito, de amor próprio e encontrar formas de enfrentar o sofrimento cotidiano...fique à vontade!

A MISSÃO do NAC

A Missão do NAC é:
Desenvolver assessoria, reflexões, oficinas e projetos de cuidado e de formação que promova a integração de pessoas, empresas e comunidades no regaste da missão, dignidade e da cidadania, contribuindo para diminuição da exclusão.





nucleodeaprimoramentoecuidado@gmail.com





quarta-feira, 18 de agosto de 2010

OS PILARES DE NOSSO TRABALHO: CUIDANDO DO CUIDADOR, TERAPIA COMUNITÁRIA, TÉCNICAS DE RELAXAMENTO E DANÇA CIRCULAR


Cuidando do Cuidador:
Segundo Adalberto Barreto, criador, as técnicas sugeridas para trabalhar com o resgate da autoestima foram inspiradas em conceitos e técnicas da medicina oriental, adaptados à nossa realidade cultural. Essas técnicas vêm permitindo às pessoas:
· Compreender que toda exclusão é auto-exclusão, todo abandono é auto-abandono (co-responsabilidade);
· Estar mais atento (ser mais consciente);
· Estimular o crescimento e a transformação não só do ponto de vista individual como o de grupos sociais;
· Confirmar que é a parte sadia que fica ao redor da ferida que vai ajudar na cicatrização. (BARRETO, p.15).

Esses resultados são alcançados porque as técnicas utilizadas proporcionam o autoconhecimento e a partilha comunitária das descobertas de cada um, fazendo com que o grupo reflita junto. Assim, o participante faz seu diagnóstico, seu tratamento e aprende com o grupo. Essa proposta é diferente do modelo biomédico, baseado na carência e deficiência do outro que o procura, rompe com o “não-diálogo”, qualificado pelo mutismo e pela passividade. O modelo biomédico está baseado numa hierarquia de valores que determina que existam aqueles que sabem e por isso devem ser sempre “os donos da palavra”. O arsenal quimioterápico não deve ser a única arma na luta contra os efeitos de um contexto de desagregação e mutilação de indivíduos. O modelo biomédico é capaz de intervir com muita competência no corpo biológico, no entanto, tem se mostrado insuficiente para explicar a complexidade das inter-relações que o ser humano mantém em seu ambiente. Por isso que é preciso procurar outras formas que sejam também capazes de agregar as múltiplas interações sociais que as pessoas estabelecem com seu meio social.
As técnicas propostas têm como objetivos trabalhar:
· Tensões: fazer circular a energia do corpo para identificar qual é a parte do corpo que se encontra tencionada. Lembrando que cada membro ou órgão tem uma representação. A dor em determinada região do corpo pode ser o sinalizador de uma dificuldade na vida que ainda não identifiquei.
· Esvaziar as preocupações da “cabeça”. Muitas vezes, a nossa mente se fixa num problema, levando-nos a insônia, cansaço, irritação, dores de cabeça, etc.
· Conhecer e desbloquear os nossos centros energéticos para prevenir doenças futuras.
· Aprender a controlar a agressividade, transformando-a numa força criativa, em harmonia.
· Trabalhar os lados masculinos e femininos de cada um a fim de equilibrá-los.
· Resgatar e multiplicar a confiança através do acolhimento e do respeito pelas diferenças.
· Perceber as formas de convivência por meio do olhar crítico e do olhar amoroso; percebendo que eu só posso conhecer no outro aquilo que reconheço em mim.


Terapia Comunitária:

(BARRETO, Adalberto de Paula. Terapia Comunitária passo a passo/Fortaleza: Gráfica LCR, 2005).
A terapia comunitária é um espaço onde se procura partilhar experiências de vida e sabedorias de forma horizontal e circular. Cada um torna-se terapeuta de si mesmo, a partir da escuta das histórias de vida que ali são relatadas. Todos se tornam co-responsáveis na busca de soluções e superação de desafios do cotidiano, em um ambiente acolhedor e caloroso.
Os objetivos da terapia comunitária são:
Reforçar a auto-estima individual e coletiva.
Valorizar o papel da família e da rede de relações que ela estabelece com seu meio.
Suscitar em cada pessoa, família e grupo social, seu sentimento de união e identificação com valores culturais.
Favorecer o desenvolvimento comunitário, prevenindo e combatendo as situações de desintegração dos indivíduos e das famílias através da restauração e fortalecimento dos laços sociais.
Promover e valorizar as instituições e práticas culturais tradicionais que são detentoras do “saber fazer” e guardiãs da identidade cultural.
Tornar possível a comunicação entre as diferentes formas do saber popular e saber científico.
Estimular a participação como requisito fundamental para dinamizar as relações sociais, promovendo a conscientização e estimulando o grupo, através do diálogo e da reflexão, a tomar iniciativas e ser agente de sua própria transformação.
Combater o stress e a depressão.


Técnicas de Relaxamento:

É comprovado que os benefícios das técnicas de relaxamento podem:
· Reduzir a ansiedade.
· Conservar a energia.
· Aumentar o auto-controle ao lidar com situações estressantes;
· Ajudar a reconhecer a diferença entre músculos tensos e relaxados;
· Ajudar a manter o indivíduo em alerta, energético e produtivo.
A respiração consciente pode:
· Aliviar dores causadas por tensão exagerada localizada em certos grupos musculares.
· Diminuir o ritmo respiratório e da pulsação até níveis compatíveis com estados de tranquilidade e bem estar;
· Reduzir a pressão sanguínea;
· Restabelecer a circulação sanguínea em áreas desprivilegiadas e que geram a falta de alimentação adequada para as células da região.
A auto-massagem pode:
· Aliviar a dor das mãos;
· Aliviar a dor nos braços;
· Aliviar a tensão entre os ombros e o pescoço;
· Aliviar a dor lombar;
· Aliviar a dor no quadril;
· Aliviar a dor no pescoço;
· Aliviar a enxaqueca;
· Ajudar a combater a hipertensão;


Dança Circular:

“...Em 1976 o coreógrafo alemão Bernhard Wosien visitou a comunidade de Findhorn, na Escócia e, a pedido de Peter Caddy, um dos fundadores da Comunidade, ensinou pela primeira vez uma coletânea de Danças Folclóricas para os residentes, Bernhard Wosien já tinha passado dos 60 anos e, há algum tempo, andava procurando uma forma corporal mais orgânica de expressar seus sentimentos. Vivenciou alegria, amizade e amor – tanto para consigo mesmo como para com os outros – e passou a coletar as danças folclóricas pela Europa.” (trecho extraído do livro Danças Circulares Sagradas – Uma proposta de educação e cura , editora Triom, 2ª edição, São Paulo – SP).
De 1976 aos dias de hoje, centenas de danças foram incorporadas a este enredo e pelo mundo afora encontramos muitos apaixonados por esta dança.
Eu, sem dúvidas, sou uma delas, ela não apenas promove o calor e ativa a circulação, mas é uma dança integrativa, com possibilidades (qualquer um dança, é inclusiva!) , traz o equilíbrio entre a liberdade e a ligação, e ainda promove a alegria do “estar junto” comunitário. Como se já não fossem muitos os benefícios, a viagem cultural é fantástica, em apenas 30 minutos é possível viajar por todos os continentes do planeta, seja no passado ou no presente...
Este é um dos pilares do que o NAC oferece, venha conhecer, participe de uma oficina!! Esperamos por você!